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Ciberataques: Por que muitos negócios ainda são vulneráveis a eles?

Ciberataques: Por que muitos negócios ainda são vulneráveis a eles?
Tempo de Leitura 6 Minutos

Ciberataques: Por que muitos negócios ainda são vulneráveis a eles?

Os Ciberataques estão cada vez mais frequentes e se o seu negócio não se atualizar e aumentar a cibersegurança pode ser a próxima vítima.

A maioria das pessoas não sabem que a segurança cibernética não é tão complexa quanto se acredita, os cuidados que você precisa tomar são mais sobre praticidade e bom senso e isso não quer dizer que seja tudo muito simples.

Ciberataques

Durante os últimos anos, muitas empresas foram forçadas a fazer a transição para o trabalho remoto ou, pelo menos, incorporar alguma forma dele em sua rotina diária.

Isso gerou um aumento de ataques cibernéticos contra pequenas/médias empresas (PMEs) durante essa transição.

Embora os ataques cibernéticos não sejam uma questão totalmente nova, parece que eles estão se tornando cada vez mais comuns.

Mas por que os hackers escolhem especificamente empresas de menor porte?

Como a segurança cibernética é diferente para PMEs?

Pequenas empresas são alvos fáceis

Embora as manchetes se concentrem nas principais violações de segurança em grandes empresas, as pequenas e médias empresas são, na verdade, as vítimas mais comuns de ataques cibernéticos.

Mesmo que as recompensas possam ser menores, os cibercriminosos veem as organizações menores como alvos fáceis porque, devido à falta de educação e recursos, geralmente investem menos em segurança de TI.

Maior chance de receber pagamentos de resgates

Confrontados com a escolha entre pagar uma demanda de ransomware que pode colocá-los novamente online ou suportar um longo período de inatividade, as empresas menores, geralmente, sentem que não têm escolha a não ser pagar o resgate no caso de um ataque.

Sem ninguém a quem pedir ajuda, isso é particularmente verdadeiro para aqueles sem acesso à especialistas em incidentes cibernéticos, o pagamento se torna a única opção viável.

Isso faz com que a taxa de sucesso dos ataques seja muito maior em PMEs.

Uma “porta de entrada” para organizações maiores

Muitas empresas estão conectadas eletronicamente aos sistemas de TI de uma série de organizações parceiras.

Assim, quando os cibercriminosos procuram se infiltrar nessas organizações maiores (e mais seguras) eles visam seus fornecedores para obter uma entrada mais fácil para os grandes sistemas.

Quais são as principais ameaças cibernéticas enfrentadas por PMEs?

Os cibercriminosos usam uma série de métodos diferentes para realizar ataques.

Abaixo separamos os tipos mais comuns utilizados contra pequenas e médias empresas:

  • Malware.

Malware é um termo genérico para software malicioso, incluindo vírus, spyware e trojans.

O malware permite que criminosos tenham acesso a informações importantes, como números de banco ou cartão de crédito e credenciais de login.

Pode ser usado por criminosos para espionar ou até mesmo assumir o controle do sistema de uma vítima.

Por isso, as pequenas e médias empresas são alvos lucrativos para os criminosos, pois a maioria delas não tem recursos para detectar e combater malwares de forma eficiente.

  • DDoS:

Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) ocorre quando um servidor é intencionalmente sobrecarregado com solicitações até que ele desligue o site ou o sistema de rede do alvo.

O invasor usa um dos muitos métodos e ferramentas disponíveis para inundar o alvo com uma enxurrada de solicitações maliciosas ou incômodas, ou para abusar de um protocolo ou vulnerabilidade inerente de tal forma que o sistema não possa mais responder às solicitações.

  • Ransomware.

Ransomware é uma forma de malware que criptografa os arquivos, sistemas ou redes de uma vítima.

Um ataque de ransomware pode colocar uma empresa de joelhos com um invasor mantendo seus sistemas como reféns até que o resgate seja pago.

Como dissemos anteriormente, as pequenas empresas podem ser particularmente vulneráveis, pois são menos propensas a implementar medidas de segurança cibernética que possam ajudar a prevenir e se recuperar de ransomware.

Como essas ameaças cibernéticas podem ser evitadas?

Claro, seus funcionários são boas pessoas.

As chances de que eles nunca fariam nada intencionalmente para prejudicar seus negócios são altas.

Mas o erro humano é a causa da maioria dos ataques cibernéticos no mundo dos negócios.

Não é porque as pessoas estão tentando ser maliciosas, mas sim o resultado de erros evitáveis.

Pensando nisso não podemos presumir que todos os funcionários conheçam e entendam as práticas recomendadas de segurança de TI.

Aqui estão as principais maneiras pelas quais os funcionários podem tornar sua empresa vulnerável a um ataque cibernético:

Caindo em golpes de phishing e links

Os golpes de phishing são projetados para induzir as pessoas a fornecer informações valiosas.

O tipo mais comum de ataque de phishing que uma empresa pode enfrentar é um golpe de e-mail.

Os funcionários recebem e-mails que parecem ser de fontes legítimas, mas o objetivo real desses e-mails é enganar as pessoas para que forneçam informações confidenciais.

Os phishers tentam convencer as pessoas a instalar softwares maliciosos ou entregar informações sob falsos pretextos.

Por isso, as empresas precisam treinar (e testar regularmente) seus funcionários para evitar que os phishers tenham acesso a essas informações.

Os ataques de phishing e os golpes de link estão se tornando mais avançados, e a tecnologia de uma empresa nem sempre consegue acompanhar.

Em função disso é importante que os funcionários possam reconhecer os sinais de um ataque cibernético em vez de confiar apenas nas defesas de TI da empresa.

Se tornando uma vítima da engenharia social

A engenharia social é uma forma de ataque que pode ser chamada de “golpe”.

Envolve manipular as pessoas para que elas quebrem os procedimentos normais de segurança, muitas vezes apelando à sua vontade de ser útil.

Por exemplo, o invasor pode fingir ser um colega de trabalho que tem algum tipo de problema urgente que requer acesso a recursos de rede adicionais.

Para evitar ataques de engenharia social, as empresas precisam ter procedimentos de segurança claros.

Esses procedimentos devem incluir documentação sobre quem tem acesso a quais informações.

Dessa forma, não pode haver hesitações ou dúvidas; as regras são claras.

Navegação na Web sem restrições

Para muitas funções de trabalho, a internet é um recurso inestimável. Mas navegar online também pode significar navegar em águas perigosas.

Muitos navegadores da Web vêm equipados com recursos que ajudam a proteger os usuários de sites ou anúncios desagradáveis, mas os riscos ainda existem.

Utilizando um sistema de filtragem, os funcionários podem ser impedidos de acessar sites conhecidos como maliciosos.

Por esse motivo, a implementação de restrições não é simplesmente uma questão de garantir que seus funcionários não percam tempo no YouTube ou joguem joguinhos em horário de trabalho.

O objetivo é tomar medidas sérias para proteger sua rede enquanto maximiza a produtividade de sua força de trabalho.

Maus hábitos de senha

Sem dúvida, sua empresa utiliza diversos aplicativos, como e-mail, ferramentas de gerenciamento de projetos e software de contabilidade, para facilitar seu trabalho.

O gerenciamento adequado de senhas nem sempre é senso comum.

Diante disso entendemos que os funcionários realmente precisam aprender as melhores práticas para criar e proteger suas senhas.

O gerenciamento de senhas deve incluir o básico, como criar uma senha segura, nunca escrever uma senha e alterar as senhas a cada poucos meses.

Pode não ser suficiente simplesmente dizer aos funcionários as melhores práticas.

Por isso, dê um passo adiante e torne a proteção por senha uma política da empresa.

Coloque as alterações de senha no calendário e torne-as obrigatórias.

Às vezes, os funcionários reclamam que mudar as senhas com tanta frequência e não poder anotá-las as torna muito difíceis de lembrar.

Se for esse o caso, use uma ferramenta de senha para armazenar e salvar com segurança todas as senhas da sua empresa.

Defina permissões em nível de usuário para quem tem acesso a qual senha.

Processos de documentos vulneráveis

Imprimir, armazenar e enviar documentos confidenciais representa mais um risco de segurança para o seu negócio.

As impressoras são tão onipresentes que muitas empresas não percebem que também são um risco de segurança.

Mas as impressoras de hoje são avançadas e muitas são computadores em rede completos que são vulneráveis ​​a ataques cibernéticos, especialmente se não forem atualizados adequadamente com alterações de senha e os patches de segurança mais recentes.

Embora o roubo de dados seja uma possibilidade real com impressoras (e medidas de segurança como conexões criptografadas e destruição adequada de discos rígidos de impressoras devem ser implementadas), o comportamento de impressão dos funcionários apresenta o mesmo risco.

Aqui estão alguns hábitos de funcionários relacionados a documentos que podem ser perigosos para sua empresa:

  • Imprimir informações confidenciais e deixando-as de lado;
  • Deixar armários de arquivo desbloqueados ou acessíveis de outra forma;
  • Armazenar documentos em vários locais, como em arquivos em papel e no servidor da sua empresa;
  • Ser descuidado com quem tem acesso a arquivos com informações confidenciais.

Todos esses hábitos podem ser mudados com educação, conscientização e políticas.

Uma vez que os líderes de negócios entendem os riscos de segurança de documentos em sua organização, as medidas corretas podem ser implementadas para evitar danos.

Protegendo seu negócio

Como você pode ver, a segurança cibernética não é tão complexa quanto você imaginava.

Você só precisa estar preparado sobre como agir em situações de risco e fazer sua parte.

Se você se sente inseguro quanto à segurança do seu negócio, considere as questões que levantamos ao longo do artigo e faça algo a respeito.

Os softwares de monitoramento, restrições e de segurança são componentes vitais em qualquer plano de TI.

Entretanto, o elemento humano da segurança cibernética nunca pode ser negligenciado.

Mas, pensando em tudo isso o que auxilia realmente as empresas é a contratação de um sistema e um serviço de consultoria em cibersegurança que elimina de forma automática 95% dos riscos de ataques.

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