+55 (11) 5199 7230 | contato@aser.com.br

Como verificar se um smartphone foi infectado por malware?

Como verificar se um smartphone foi infectado por malware?
Tempo de Leitura 6 Minutos

Como verificar se um smartphone foi infectado por malware?

Com a utilização constante de smartphones se torna um risco constante sofrer ataques cibernéticos que infectam o seu celular com malwares.

Na era da internet, todos os nossos gadgets são suscetíveis a serem afetados por malwares.

É fácil esquecer que o dispositivo no seu bolso não é apenas um telefone.

Afinal ele se assemelha a um computador milhões de vezes mais poderoso do que os sistemas usados para os pousos na Lua em 1969.

malware

Mas enquanto o uso de smartphones está aumentando, o mesmo acontece com os malwares móveis.

Malware (ou ‘software malicioso’) é um programa projetado para controlar secretamente um dispositivo e roubar informações privadas.

Embora não haja uma maneira simples de descobrir se um telefone foi afetado, existem diversos sintomas, como veremos a seguir, que podem indicar que é bem provável que haja um problema.

Por que os criminosos estão visando smartphones?

O número de ataques cibernéticos em telefones celulares vem aumentando ano após ano – e isso não é nenhuma surpresa, os dispositivos móveis representam o alvo ideal para os hackers.

Aqui estão apenas alguns motivos para isso:

  • As pessoas, geralmente, assumem que seus smartphones não estão infectados por vírus e malwares, portanto, não tomam medidas extras para protegê-lo;
  • Quase todo mundo usa um telefone celular diariamente, então há muitas oportunidades de ataque;
  • Os smartphones carregam grandes quantidades de dados detalhados sobre seus usuários, incluindo informações financeiras, imagens confidenciais, dados de redes sociais, dados de localização e senhas;
  • Os criminosos podem se infiltrar em dispositivos e ouvir conversas telefônicas pessoais para coletar dados confidenciais, como detalhes de uma conta bancária ou planos comerciais;
  • Muitos smartphones atualmente são usados apenas para lidar com questões de trabalho.

Dessa forma, os criminosos podem obter acesso a um sistema empresarial através do dispositivo móvel de algum funcionário descuidado;

  • Os smartphones também contêm processadores poderosos.

Se os criminosos puderem penetrar em um dispositivo, eles poderão usar esse poder de computação para minerar criptomoedas ou processar dados, como resultado, seu smartphone funcionará de forma lenta e ineficiente.

Como descobrir na prática se há algum malware em um smartphone?

Se você deseja descobrir que o seu smartphone pessoal ou um dispositivo de sua empresa está infectado, fique a tento as dicas que listaremos a seguir:

Procure sintomas comuns de malware

Um telefone infestado com um aplicativo malicioso mostrará sinais de desempenho lento.

O malware consumirá recursos em segundo plano, fazendo com que seu telefone fique lento ou congele com frequência.

Você também notará que o telefone fica mais quente que o normal.

Além disso, se você também vir anúncios pop-up em seu telefone, há algum tipo de adware em seu dispositivo.

Percorra a lista de aplicativos instalados recentemente ou verifique a lista de aplicativos recentes enquanto um anúncio é exibido para saber quem é o culpado.

Verifique seu uso de dados

Outra característica de malware ou vírus em telefones é o consumo de dados anormalmente alto.

O aplicativo malicioso pode carregar continuamente seus dados, como contatos e fotos, em segundo plano, causando um aumento no uso de dados.

Também pode ser um adware gerando cliques em segundo plano ou um aplicativo tentando usar o hardware do seu telefone para minerar criptomoedas.

Acesse as configurações do seu telefone, verifique o uso de dados e procure aplicativos com alto consumo.

Verifique os aplicativos baixados

A outra maneira de encontrar vírus ou malware no seu telefone é verificar se há aplicativos que você não se lembra de ter instalado.

Por isso, vá nas configurações e procure aplicativos que pareçam suspeitos ou que você não se lembre de instalar.

Execute uma verificação antivírus

Instale um aplicativo antimalware e execute uma verificação no seu telefone.

Ele detectará automaticamente e solicitará uma ação, se necessário.

Você pode usar qualquer aplicativo antivírus de renome, incluindo Malwarebytes, ESET Mobile Security, Norton Antivirus, etc.

Smartphones de funcionários são um risco para a segurança de muitos negócios

Como dissemos anteriormente, os funcionários estão gastando mais tempo do que nunca usando seus telefones.

Os smartphones são um companheiro constante em nossas vidas pessoais e tornaram-se também parte integrante de nossas vidas profissionais.

Mas será que os dispositivos que achamos tão difíceis de largar podem ser uma ameaça à segurança de uma empresa inteira?

Um funcionário comum provavelmente tem acesso a e-mails de trabalho em seu telefone, baixa anexos e usa uma solução de sincronização e compartilhamento de arquivos para acessar informações de trabalho remotamente.

Infelizmente, isso pode representar uma grande ameaça à segurança dos dados pessoais de funcionários, clientes e parceiros de negócios da empresa.

Contudo, essa ameaça só é real se você não tiver as medidas de segurança corretas em vigor.

Então, como protejo meu negócio contra esses problemas de segurança?

Senhas, impressão digital e reconhecimento facial

Os dispositivos móveis são uma chave para acessar dados comerciais confidenciais.

Portanto, dispositivos perdidos ou roubados podem ser extremamente perigosos para qualquer negócio.

Se os smartphones puderem ser desbloqueados simplesmente deslizando ou pressionando um botão, os criminosos terão acesso muito mais fácil aos seus dados.

Na verdade, se for assim tão fácil, qualquer pessoa que encontre seu telefone pode vasculhar suas informações pessoais, mesmo que inicialmente não tenha más intenções, isso ainda representa o potencial de uma violação de dados grave.

Portanto, você precisa garantir que todos os funcionários tenham senhas, autenticação de impressão digital ou tecnologia de reconhecimento facial para atuar como a primeira linha de defesa.

Políticas de gerenciamento de dispositivos móveis

Medidas adicionais devem ser tomadas para proteger os dispositivos em caso de perda ou roubo.

Com as políticas de gerenciamento de dispositivos móveis, você pode facilmente aplicar controles de segurança adicionais em todos os dispositivos que armazenam dados corporativos.

Por exemplo, você pode introduzir uma camada extra de proteção por senha para todos os funcionários que tentam acessar os e-mails da empresa em dispositivos móveis.

Esse processo não é apenas rápido e fácil de implantar, mas também fácil de demonstrar às autoridades, se necessário por motivos de conformidade.

A educação é fundamental – treine os funcionários

As pessoas são a vulnerabilidade número um quando se trata de segurança cibernética.

Por isso, se os funcionários de uma empresa não forem treinados sobre como identificar e lidar com possíveis ataques cibernéticos, podem facilmente colocar sua empresa em risco.

Por exemplo, ataques de phishing são particularmente comuns.

Nesse tipo de ataque os criminosos entrarão em contato com seus funcionários, seja por e-mail ou mensagem, se passando por um membro legítimo da equipe.

Eles farão isso imitando endereços de e-mail, alterando uma ou duas letras ou pontuação para fazê-los parecer genuínos.

Esses e-mails solicitarão aos funcionários que executem tarefas como transferir dinheiro para sua conta bancária, clicar em um link ou baixar um malware.

Eles geralmente se passam por um membro sênior da equipe e colocam uma urgência na tarefa para tentar fazer com que os funcionários ajam rapidamente sem pensar.

Esses tipos de ataque podem ser incrivelmente convincentes e, sem o treinamento adequado, os funcionários podem facilmente confundir um endereço de e-mail malicioso com um legítimo, colocando sua empresa em risco de perda financeira e danos à reputação.

Cuidado com redes pouco seguras

Se seus funcionários estiverem trabalhando remotamente, provavelmente acessarão redes Wi-Fi ou usarão os dados fornecidos como parte do plano de telefonia móvel da empresa.

Um dos maiores riscos que sua empresa enfrenta aqui é o compartilhamento de informações por funcionários em redes públicas isso pode ser WiFi disponível em um café ou em um aeroporto.

Se seus funcionários estiverem usando seus telefones celulares para fins comerciais, você deve garantir que eles estejam cientes dos riscos de enviar informações confidenciais nesses tipos de redes e aconselhá-los a não fazer isso, se possível.

Não se esqueça das atualizações

Assim como novas ameaças de segurança estão surgindo constantemente, as empresas de tecnologia estão desenvolvendo correções ou patches para combatê-las.

Isso significa que atualizações frequentes precisam ser feitas nos telefones para mantê-los seguros.

Você deve educar seus funcionários sobre a importância de manter seus dispositivos móveis atualizados.

Os dispositivos móveis vêm com atualizações de segurança mensais que incluem os patches mais recentes do sistema operacional, bem como atualizações específicas de cada marca.

Essas atualizações podem ser facilmente verificadas e acompanhadas na aba ‘Configurações’.

Para fechar

Fornecer um smartphone pode ser um grande benefício para os empregadores, não apenas por melhorar a produtividade, mas também para melhorar a comunicação e a retenção de talentos (dando aos funcionários dispositivos para trabalhar em casa e com flexibilidade).

No entanto, essa escolha também tem seus desafios, por isso é importante ficar atento à segurança móvel e incutir bons hábitos em seus funcionários.

Enquanto houver dispositivos habilitados para Internet, haverá quem os explore para prejudicar outras pessoas.

Porém, com a ajuda de algumas boas práticas relacionadas à segurança móvel e algumas ferramentas de proteção adicionais, é possível reduzir essas ameaças ao mínimo e evitar que os dados dos seus funcionários e, claro, de sua empresa sejam comprometidos.

Por fim fica bem claro que a sua empresa precisa achar formas de melhorar a segurança tanto nos meios físicos através de treinamento como também desenvolver práticas de segurança nos meios digitais.

Além de escolher uma empresa que faça a segurança cibernética da sua empresa e busque de forma constantes as melhorias dos seus sistemas.

Conte com a Aser para cuidar e gerenciar seus sistemas de segurança, fale com nossos especialistas e veja a diferença que sua empresa terá.