+55 (11) 5199 7230 | contato@aser.com.br

Detecções de malware bancário aumentam em dispositivos móveis.

Detecções de malware bancário aumentam em dispositivos móveis.
Tempo de Leitura 3 Minutos

Detecções de malware bancário aumentam em dispositivos móveis.

Celular Corporativo é o novo alvo malware ou ataques bancários em dispositivos móveis nossas fotos, transações financeiras, e-mails e mensagens possuem mais ameaças aos indivíduos.

Um Novo Alvo para os Hackers!

Os celulares corporativos são agora o novo alvo de cibercriminosos que realizam ataques por meio da engenharia de redes sociais e ataques spear-phishing em contas de e-mails corporativos.

Os funcionários que costumam divulgar seu número de telefone corporativo em redes sociais, podem facilmente se tornar vítimas de fraudadores que coletam números a partir de fontes facilmente disponíveis.

Estes mesmos cibercriminosos realizam ataques usando engenharia social, e ignorando os mecanismos de proteção normais em tráfego de rede e de e-mails.

Como Ficar Mais Protegido?

Além de contar com softwares capazes de ajudar nessa tarefa (como, por exemplo, para remover vírus e malware), saber como evitar os vírus no celular empresarial também está ligado a boas práticas de uso do mesmo.

Veja algumas formas de proteger:

1 – Habilite algumas configurações de fábrica.

Habilitar e usar alguns recursos já próprios dos smartphones já é um primeiro passo importante para quem busca métodos de evitar vírus no celular corporativo.

Por exemplo, manter o sistema operacional sempre atualizado, com os chamados pacotes de segurança mais recentes, é uma forma de reduzir riscos.

2 – Use aplicativos antivírus.

Atualmente há uma grande variedade no mercado, com opções pagas e gratuitas. A dica é optar por marcas consagradas, que já atuam há anos na proteção de computadores.

Esses softwares têm a capacidade de detectar quando um aplicativo malicioso está tentando ser instalado no seu smartphone e a maioria também verifica arquivos, documentos, imagens, vídeos e demais dados contidos no aparelho. Além disso, podem ajudar a remover os vírus já existentes no dispositivo.

3 – Tenha hábitos saudáveis.

Evitar se colocar em situações de risco cibernético é uma das formas mais eficientes de manter os dados corporativos em segurança.

Portanto, não abra links suspeitos, não faça download de arquivos desconhecidos, não empreste seu aparelho empresarial para terceiros, nem navegue em conexões desconhecidas/suspeitas.

Além disso, claro, tenha muita atenção com os sites que acessa e com os aplicativos que baixa.

4- Restrinja.

Nem todos em uma empresa precisam acessar todos os arquivos, e nem tudo precisa ser enviado por meio de dispositivos móveis.

A melhor maneira de proteger a rede é restringir o acesso remoto a quem realmente precisa.

Outra ação importante é estabelecer um protocolo que restringe o número de arquivos que são mantidos em telefones e enviados por meio de conexões externas de internet.

5- Instrua.

Os membros da equipe que usam smartphones para trabalhar não podem proteger sua empresa se não conhecerem as ameaças.

Forneça treinamento sobre o uso seguro de smartphones, quais são as ameaças hoje e as políticas de segurança móvel. Mas primeiro crie essas políticas se você não as tiver.

Forneça proteção de firewall, vírus, spyware e malware nos próprios dispositivos.

6- Proteja.

Existem alguns aspectos de um smartphone que precisam de proteção.

O primeiro é o próprio telefone.

O bloqueio de senha deve ser uma prática padrão para telefones comerciais. Telefones roubados são mais difíceis de rastrear.

Habilitar o rastreamento por GPS em seus telefones também pode ajudar caso esse seja perdido.

O segundo aspecto é proteger o navegador da Internet do telefone.

Os smartphones são tão vulneráveis ​​a malwares e vírus quanto os computadores normais, talvez até mais ainda, porque poucos protegem os telefones de maneira adequada. Já o terceiro aspecto é proteger as informações comerciais no telefone ou enviadas dele.

Se possível, faça com que a equipe use apenas conexões SSL ao fazer o check-in.

Caso contrário, criptografe as informações enviadas do telefone ou encontre maneiras de limitar as vulnerabilidades.

É muito importante ficar atento porque um cibercriminoso só precisa invadir um dispositivo móvel desprotegido para obter acesso a toda a rede.

Você se preocupa com a segurança móvel da sua Empresa?

Então fale agora com um dos nossos especialistas e proteja-a.