+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Qual o papel da criptografia em uma estratégia de Segurança da Informação

Qual o papel da criptografia em uma estratégia de Segurança da Informação
Tempo de Leitura 3 Minutos

Qual o papel da criptografia em uma estratégia de Segurança da Informação

Difícil encontrar um profissional de TI que não tenha algum conhecimento sobre criptografia. No entanto, ainda é comum que haja muitas dúvidas sobre como usá-la nas estratégias de proteção de dados das empresas. 

Pensando nisso, neste artigo nós ajudamos você a entender a importância da criptografia na segurança da informação dos negócios. Confira!

O que é criptografia

Umas das formas mais eficientes de garantir a segurança e a privacidade das informações, a criptografia é um conjunto de técnicas que tem como objetivo proteger dados trocados no ambiente virtual, para que somente emissor e receptor consigam entendê-los. 

A criptografia é feita “embaralhando” o conteúdo, por meio de algoritmos matemáticos que codificam os dados que, depois de passarem por esse processo, só podem ser decodificados com o uso de uma chave de segurança.

De maneira simplificada, pode-se dizer que a criptografia funciona da seguinte forma:

  • o emissor da mensagem utiliza um protocolo de proteção
  • a mensagem é transmitida para o destinatário que possui uma chave capaz de decifrá-la
  • a mensagem é decifrada e o destinatário acessa seu conteúdo. 

Como curiosidade, vale destacar que a prática de manter informações seguras por meio da codificação é feita desde a Antiguidade, a cerca de 1.900 anos antes de Cristo, no Egito.

Os diferentes tipos de criptografia

A criptografia de dados pode ser feita de forma simétrica e assimétrica. Nós explicamos cada uma delas a seguir:

Criptografia simétrica

Nessa modalidade, o remetente e o destinatário usam a mesma chave para criptografar e decodificar uma mensagem. Ela também é chamada de criptografia de chave secreta.

Criptografia assimétrica

Nesse tipo de criptografia é utilizado um “par de chaves” de segurança: uma chave pública para criptografar a mensagem e outra chave privada para decodificá-la. Essa modalidade é conhecida também como criptografia de chave pública.


Diagnóstico de Segurança
Diagnóstico de Segurança

Como a criptografia trabalha para a segurança dos dados do seu negócio

O uso da criptografia traz diversas vantagens para a segurança dos dados de um negócio. Dentre elas:

Processos sigilosos 

Com a criptografia, os processos sigilosos de um negócio (operações financeiras, dados de clientes, informações de colaboradores etc.) são realizados de forma mais segura, pois dificilmente pessoas não-autorizadas conseguirão decodificar os dados e ter acesso às informações mantidas no ambiente virtual da empresa.

Proteção no envio e no recebimento de dados

Geralmente, o vazamento de informações ocorre no momento do envio ou do recebimento dos dados. Porém, quando uma empresa faz uso da criptografia em suas mensagens, apenas o destinatário consegue ler as informações. 

Segurança de informações

Sejam informações de clientes ou dados operacionais e estratégicos, a maioria das empresas possui dados que não devem ser divulgados, até mesmo por questões legais. O uso da criptografia combinada com outros métodos de cibersegurança anula os riscos de vazamento e roubo de informações confidenciais.

Quais os perigos de não investir em criptografia

Sozinha, a criptografia não é garantia de segurança total, já que existem diversos níveis de ameaças e chaves que podem ser quebradas. No entanto, não investir em criptografia pode ser um grande erro, pois ela, combinada com outras tecnologias, traz mais proteção para os dados da empresa. 

Optar por proteger seus dados com criptografia talvez não livre sua empresa dos cibercriminosos, mas é uma maneira muito eficiente de evitar que pessoas não-autorizadas tenham acesso a informações sigilosas do negócio. 

Criptografia e LGPD

Diversos casos envolvendo exposição de dados ocorrem todos os anos e acabam prejudicando pessoas e empresas. E, justamente por esse motivo, na esteira de legislações internacionais, entrou em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa lei visa garantir a segurança das informações coletadas pelas organizações através de medidas que precisam ser adotadas e da aplicação de multas e sanções em caso de violações.

Nesse cenário, a criptografia é uma boa alternativa, que deve ser adotada para manter a segurança das informações e, claro, preservar a imagem da empresa, algo tão importante em um mercado competitivo como o atual. 

Esperamos que nosso conteúdo sobre como a criptografia pode ajudar nas estratégias de Segurança da Informação da sua empresa tenha sido útil. Para encontrar outras soluções que aumentam os níveis de cibersegurança do seu negócio, acesse o site da Aser, nós somos especialistas em serviços de proteção de sistemas e dados.