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A importância de monitorar sua marca na Dark Web

A importância de monitorar sua marca na Dark Web
Tempo de Leitura 4 Minutos

A importância de monitorar sua marca na dark web 

Por mais que haja diversas notícias e conteúdos jornalísticos sobre a dark e a deep web sendo publicados por aí, essa parte da internet ainda é um mistério para muitos gestores. E muitos profissionais se perguntam: afinal, como funciona a dark web e qual é a importância de monitorá-la de forma proativa para garantir a segurança das informações confidenciais de um negócio?

A verdade é que mesmo os especialistas em TI e Segurança da Informação, em sua maioria, não conhecem o risco que o ambiente obscuro da dark web representa para o bom funcionamento de uma empresa e para a conservação da boa imagem de uma marca.

Considerando essa realidade, neste artigo nós mostramos a importância de conhecer os perigos da dark web e a necessidade de fiscalizar se o seu negócio está sendo usado nesse ambiente criminoso. Boa leitura!

Qual o conceito de dark web?

Antes de adotar qualquer ação, é crucial entender o que é a dark web. Esse termo é utilizado para descrever a camada da internet que não é indexada pelos motores de busca e tampouco pode ser acessada através de navegadores comuns. 

Um paralelo muito comum utilizado para descrever essa parte obscura da web é o iceberg: aquilo que navegamos no dia a dia é apenas a ponta da geleira. Sua maior extensão está, na verdade, escondida abaixo da superfície do mar, sendo necessário mergulhar para enxergá-la.

O mesmo ocorre com a dark web. Ela é composta por websites que utilizam níveis de domínio distintos dos famosos .com ou .com.br. As páginas da rede Onion (uma das redes mais “leves” da dark web), por exemplo, utilizam a extensão .onion e, na maioria das vezes, suas URLs são uma combinação aleatória de caracteres que é simplesmente impossível de memorizar.

Como funciona a dark web?

A maior parte do conteúdo da dark e da deep web se baseia em arquivos privados, hospedados em sistemas como o Dropbox e seus similares, ou em bancos de dados que só podem ser acessados por seus assinantes. E para acessar essa área da internet é preciso usar navegadores específicos, como o Tor Browser. 

A estrutura da dark web facilita a configuração e o acesso a sites que oferecem um alto grau de anonimato para os usuários, o que cria um ambiente adequado para o comércio online de drogas, a contratação de criminosos, o mercado de troca de dados roubados e outras atividades ilegais. 

Por que a dark web fica tão escondida?

As características da dark web fazem dela um palco livre para a ação de criminosos cibernéticos. Essa área obscura da internet é a casa de agentes maliciosos que querem comercializar informações sensíveis roubadas, oferecer serviços de hacking, trocar ferramentas, disponibilizar malwares entre outras atividades ilegais.

Como esse ambiente é muito mais difícil de ser monitorada do que o da web “comum”, os meliantes se sentem à vontade para conversar sobre seus delitos, sem medo serem rastreados por autoridades.

Vale dizer que algumas pessoas incluem, no ambiente da dark web, comunidades fechadas em mensageiros da surface (como o Telegram), já que tal conteúdo também não é indexado pelos motores de busca. É muito comum que essas comunidades sirvam como palco para negociações ilegais de cartões de crédito clonados ou até mesmo segredos industriais.

Minha empresa pode estar na dark web?

Aí está a importância de manter um monitoramento constante da dark web: seu negócio ganha vantagem ao descobrir, com antecedência, caso haja uma movimentação criminosa relacionada com a sua marca nesses ambientes fechados. 

Imagine, por exemplo, poder saber de antemão caso uma quadrilha esteja planejando um ataque de phishing direcionado aos seus colaboradores, combinando as táticas e técnicas mais adequadas para lesar sua equipe e roubar credenciais.

Isso lhe dá tempo hábil para reforçar o treinamento e garantir que todo o quadro de funcionários esteja devidamente conscientizado a respeito das ameaças cibernéticas. 

Você também ganha mais tempo para reforçar a parte técnica de sua segurança de rede, de perímetro ou de identidade, fechando eventuais brechas que foram encontradas pelos hackers e que não eram de seu conhecimento.

O monitoramento da dark web também é crucial para identificar vazamentos de dados de maneira prévia. Muitas vezes, as companhias têm informações sensíveis roubadas por invasores e tal banco de dados é comercializado durante semanas na deep web até que o crime é finalmente detectado pela marca. 

Nesse caso, já é tarde demais: o estrago já foi feito e um grande número de indivíduos está circulando essa coleção de informações, o que pode ocasionar sanções, multas e danos reputacionais irreversíveis para a empresa.

Vale lembrar que, quanto mais tempo uma empresa demora para perceber um vazamento de informações, maior é o custo total para corrigi-lo (o que inclui gastos com notificações de autoridades e de clientes, oferecimento de benefícios compensatórios aos afetados pelo incidente, relacionamento com veículos de mídia, auditorias internas e assim por diante).

Diante desse cenário, é relevante saber que a prática de dark web monitoring está se tornando cada vez mais comum e pode ser benéfica para empresas de todos os portes. 

Se a sua companhia possui uma forte presença digital, é certeza que, mais cedo ou mais tarde, será alvo de algum ataque cibernético — por isso, é crucial estar preparado e não virar apenas mais um número na estatística de cibercrimes.

 

Quais as vantagens de monitorar proativamente minha marca na dark web?

À medida que o cenário de ameaças cibernéticas se desenvolve em ritmo acelerado, estar atento aos riscos que rondam sua empresa é essencial.

Estar ciente das vulnerabilidades que podem impactar os negócios oferece a vantagem inicial de evitar uma violação de dados. E em casos da empresa já ter sido vítima de um ataque hacker, é possível descobrir se os dados roubados do seu negócio estão sendo comercializados na deep web.

As percepções acionáveis ​​fornecidas pela inteligência coletada pelo monitoramento da dark web oferecem uma série de benefícios, incluindo:

Proteção da marca

A reputação da sua empresa é afetada por cibercrimes. Um estudo da Radware mostrou que 43% das empresas tiveram perda de reputação após um ataque cibernético.

Detecção de ameaças internas

Os hackers têm recrutado funcionários de empresas-alvo na dark web para fins de conspiração. O monitoramento ajuda a identificar esses agentes internos.

Evitar ataques de ransomware

Identifique as formas mais recentes em ransomware e monitore a probabilidade de seu setor de indústria ou sua organização ser alvo de campanhas de vírus.

Prevenir cibercrimes

O monitoramento da marca na dark web ajuda a prevenir todo tipo de ciberataque, incluindo práticas como DDoS e spotting.

Descobrir violações de dados

Descubra comandos cedência planos para a violação de dados do seu negócio 

Como você pode verificar, fazer o monitoramento da sua marca na dark web é muito importante para proteger os dados e a reputação da sua empresa, e evitar prejuízos para o seu negócio. Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue acompanhando as publicações aqui, no blog da Aser, ou entre em contato com um dos nossos especialistas em cibersegurança.