+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

A importância dos serviços gerenciados de segurança para as empresas

A importância dos serviços gerenciados de segurança para as empresas
Tempo de Leitura 3 Minutos

A importância dos serviços gerenciados de segurança para as empresas

Você sofre com ameaças ao seu sistema, instabilidades de rede e precisa reduzir custos com TI e Segurança da Informação? Os serviços gerenciados de segurança podem ajudar a vencer os desafios que se apresentam para a proteção do sistema e dos dados do seu negócio.

Neste artigo, nós falamos sobre a importância e os benefícios dessa nova abordagem de cibersegurança para as empresas. Boa leitura!

O que são exatamente os serviços gerenciados de segurança

Ainda pouco explorado no Brasil, os serviços gerenciados de segurança, do inglês Managed Security Services (MSS), são uma abordagem de práticas de Segurança da Informação focada em três pilares: 

  • monitoramento contínuo de segurança
  • agilidade na resposta a incidentes 
  • ações de gerenciamento de segurança da informação.

Com base nesses pilares, o MSS organiza equipes altamente especializadas para gerenciar, de forma remota em um Security Operation Center (SOC), o ambiente digital das empresas e, assim, garantir proteção aos sistemas corporativos e aos dados dos negócios.

A diferença entre o MSS e os serviços tradicionais de Segurança da Informação

Mesmo para profissionais experientes de Segurança da Informação ainda há dúvidas sobre o que diferencia os serviços gerenciados de segurança das abordagens tradicionais de atuação na área de SI. 

Para esclarecer essa questão, é importante destacar que enquanto as soluções de Segurança da Informação mais tradicionais são focados em “apagar incêndios”, atuando de maneira reativa, apenas para mitigar ou consertar danos e prejuízos já causados, o MSS é um modelo inovador, que tem como premissa a atuação proativa, que oferta proteção e atenção contínua ao ambiente virtual das empresas, garantindo ações de segurança que minimizam riscos e eliminam ameaças antes que elas causem problemas para o negócio. 

Quais são os benefícios de optar pelos serviços gerenciados de segurança

Em um mercado altamente competitivo, os modelos tradicionais de práticas de Segurança da Informação já não são suficientes para manter as empresas protegidas. E é nesse cenário que os serviços de gerenciamento de segurança ganham espaço, por oferecerem benefícios que incluem:

Mitigar os riscos de segurança

Com o suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana oferecido pelos provedores de MSS é possível monitorar de forma contínua as ameaças que rondam os sistemas corporativos e, assim, ter uma atitude pró-ativa na proteção de dados. Dessa forma, os riscos à segurança da rede e das informações do negócio são drasticamente reduzidos.

Ter maior flexibilidade

Ao contratar serviços gerenciados de segurança é possível definir um SLA, o Acordo de Nível de Serviço, compatível com as capacidades da estrutura do negócio. Assim, as soluções colocadas em prática se adequarão perfeitamente às necessidades da empresa, garantindo maior eficiência e satisfação com os resultados. 

Reduzir os custos de TI

Ao optar pelo MSS, as empresas deixam de gerir suas soluções de proteção de dados, o que leva à significativa redução de gastos com licenças, hardwares e softwares. Além disso, os custos com esses recursos passam a ser previsíveis e controláveis, sendo necessário pagar apenas por aquilo que se recebeu da provedora dos serviços gerenciados de segurança. 

Contar com um time de resposta a incidentes sempre à disposição da sua empresa

Todo gestor sabe como é difícil montar um time de SI qualificado. No entanto, ao contratar serviços gerenciados de segurança, a empresa passa a ter à disposição uma equipe treinada e preparada para garantir a disponibilidade do sistema a qualquer hora do dia ou da noite.

Uma solução para cada empresa

Sua empresa não é como nenhuma outra e, por isso, tem necessidades únicas. Com os serviços gerenciados de segurança é possível encontrar as ferramentas certas para cada tipo de negócio, visando a um monitoramento eficiente.

Além disso, com o MSS a empresa contratante recebe assistência em serviços como:

  • testes de vulnerabilidade e penetração
  • varreduras constantes no sistema
  • diferentes funções de monitoramento da segurança.

Os serviços de gerenciamento de segurança são uma das mais importantes tendências da área de Segurança da Informação no momento e sua aplicação traz, como você pode ver neste texto, muitos benefícios para as empresas. 

Se você quer garantir uma abordagem proativa na proteção do sistema e dos dados do seu negócio, fale com a Aser! Nós somos especialista em MSS e temos um SOC com mais de 15 TVs com alertas de monitoramento no Brasil inteiro e um time de resposta a incidentes com mais de 20 profissionais 24h por dia a postos e prontos para auxiliar na proteção da sua empresa.