+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

SOC: como ele torna sua empresa mais segura

SOC: como ele torna sua empresa mais segura
Tempo de Leitura 3 Minutos

SOC: como ele torna sua empresa mais segura

Já falamos aqui no blog sobre o que é um SOC-as-a-service e como ele funciona. Mas hoje, vamos aprofundar um pouco mais o assunto e mostrar como um Security Operations Center ajuda a tornar o ambiente de uma empresa muito mais seguro.

Afinal, com o crescente número de ataques e ameaças cibernéticas, negócios de todos os tamanhos e segmentos devem buscar novas abordagens e tecnologias para proteger seus sistemas e dados e, assim, evitar perdas e prejuízos. E nesse contexto o SOC é uma excelente solução.

Continue a leitura para saber mais sobre esse tema.

O que é um SOC

O SOC, do inglês Security Operations Center, é uma central que gerencia e monitora de forma remota todos os logs, dispositivos, redes e ativos conectados à estrutura de TI de uma empresa. Como geralmente os sistemas de segurança são compostos por diversas ferramentas, equipamentos e softwares, a metodologia do SOC faz com que todos eles estejam integrados e em um só local.

Entre as principais atividades desenvolvidas por um Security Operations Center estão:

  • agir para evitar as ameaças que colocam os dados da empresa em risco
  • identificar os potenciais riscos de Segurança da Informação
  • encontrar soluções adequadas e rápidas para qualquer incidente que possa prejudicar as atividades da empresa
  • identificar e tratar qualquer vulnerabilidade do sistema.

O papel do Security Operations Center na proteção da rede e dos dados de uma empresa

Responsável por realizar o monitoramento contínuo do ambiente virtual da empresa, o SOC tem função importantíssima na manutenção do bom funcionamento de todos os recursos de segurança tecnológica do negócio, incluindo firewalls, IPs, antivírus, UTMs e anti-DDoS.

Seu software cruza dados sobre eventos e elabora a SIEM (Security Information and Event Management), que detecta, de forma quase que instantânea, as tentativas de invasão de um sistema ou rede. Dessa forma, a equipe de profissionais responsáveis pela segurança passa a receber alertas automáticos e pode executar os procedimentos necessários para bloquear ou mitigar os ataques.

Quais as vantagens de contar com um SOC

Entre as principais vantagens de contar com os serviços de um SOC vale destacar:

Aumento da segurança

Quando uma empresa instala ou contrata um SOC, passa a contar com um time de profissionais altamente capacitados e atualizados em segurança, monitorando de forma remota todo o seu ambiente de TI.

Centralização de recursos e processos

O SOC, quando implementado de forma correta, centraliza todos os relatórios, processos e pessoal relacionados à Segurança da Informação, o que ajuda a melhorar a produtividade e aumentar a eficiência dos processos da empresa.

Redução de custos

Ao implantar o SOC, você pode melhorar os serviços de segurança por um custo menor do que aquele que seria gasto se você contratasse profissionais especializados em segurança para atuar in loco na sua empresa. No mais, o trabalho preventivo do SOC evita que você tenha gastos para reparar danos no futuro.

Melhora na tomada de decisões

Com o SOC, qualquer evento suspeito é rapidamente verificado e os ataques podem ser mitigados de forma eficiente, com decisões rápidas e mais assertivas.

Porque terceirizar o SOC da sua empresa

Como você pôde perceber o SOC traz muitas vantagens para a sua empresa. Porém, para usufruir de todas elas, é necessário contar com profissionais com conhecimentos e habilidades que permitam combater todas as ameaças cibernéticas.

Assim, quando se fala em SOC, a melhor opção é sempre a terceirização do serviço, o que evita gastos exorbitantes com hardwares de segurança e contratações.

Com a terceirização, você consegue, por um custo bem menor, ter um monitoramento constante que garanta a maior e melhor proteção para seus sistemas e dados.

Gostou do nosso conteúdo sobre SOC? Quer saber mais sobre o Security Operations Center da Aser? Então, acesse nosso site e conheça nossas soluções.