+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Análise de vulnerabilidade: por que essa prática deve ser adotada na sua empresa

Análise de vulnerabilidade: por que essa prática deve ser adotada na sua empresa
Tempo de Leitura 3 Minutos

Análise de vulnerabilidade: por que essa prática deve ser adotada na sua empresa

 

A cibersegurança é um dos temas do momento para os profissionais de TI de empresas de todos os segmentos e portes, tendo em vista a escalada do número de crimes virtuais e a aproximação da entrada em vigor no Brasil da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que foi adiada para janeiro de 2021, mas não deve ser negligenciada.

E quando o assunto é segurança cibernética, uma prática que não pode ser dispensada é a análise de vulnerabilidade. Neste artigo nós explicamos por quê. Confira!

O que é análise de vulnerabilidade

A análise de vulnerabilidade é uma prática de Segurança da Informação que tem como objetivo identificar possíveis falhas e potenciais ameaças à uma rede residencial ou corporativa. E sua realização consiste na varreduras ou scan da rede feito por profissional especializado e ferramentas adequadas.

A execução desse tipo de análise em uma rede envolve a identificação, a classificação, a solução e a redução das vulnerabilidades existentes em um sistema e em toda a infraestrutura de dados.

Aqui, cabe uma importante diferenciação de conceitos. Quando falamos de cibersegurança alguns termos aparecem com frequência e é necessário diferenciá-los, pois apesar de interligados, cada um deles possui características próprias.

Ameaças: geralmente não podem ser controladas, porém podem e devem ser identificada.

Riscos: podem ser controlados com base no conhecimento e registro das principais ameaças. Assim, é possível configurar um planejamento de tomada de decisões para cada situação.

Vulnerabilidades: podem ser reduzidas ou mesmo eliminadas. Por meio da análise de vulnerabilidade as falhas de segurança internas e invisíveis são identificadas e é possível realizar ações que criam barreiras de entrada.

As vulnerabilidades mais comuns em sistemas de informação

Uma rede pode apresentar diversas vulnerabilidades. A seguir nós listamos as que são encontradas mais comumente:

Dispositivos conectados à rede

Geralmente não se dá muita atenção aos roteadores e impressoras conectados à rede quando se trata de segurança. Porém, esses dispositivos podem ser usados  como um gateway para redes quando carregam uma configuração com defeito ou usam configurações padrão.

IPs e portas de conexões

IPs e portas de conexões podem ser vias de acesso para que os hackers instalem vírus nos sistemas. Isso acontece principalmente quando essas IPs e portas de conexões não exigem senhas de acesso.

É preciso ter atenção também com portas abertas, isso pode indicar que o sistema está executando um malware. A maioria dos escâneres de vulnerabilidade indicam esse tipo de ocorrência nos resultados de verificação.

Dispositivos móveis

Esses são sem dúvida uma grande ameaça à segurança das empresas, já que os dispositivos móveis podem fornecer um acesso à sua rede e scripts perigosos. Serviços que foram mal configurados e permissões incorretas podem ser explorados por criminosos que têm como objetivo obter acesso aos dados e aos sistemas da empresa.

Contas inativas

Não é raro que muitos sistemas possuam contas abertas de ex-colaboradores que ainda não foram desativadas. E isso pode ser perigoso, pois eles podem entrar em suas antigas contas e causar estragos.

Porque fazer análise de vulnerabilidade na sua empresa

Com o aumento das ameaças de crimes cibernéticos, investir na análise de vulnerabilidade dos sistemas e nas ações preventivas de proteção passou a ser fundamental para qualquer empresa.

E não pense que esse procedimento é feito uma única vez e está tudo resolvido. Não é bem assim. É preciso estar sempre vigilante e o ideal é que a análise de vulnerabilidade seja realizada trimestralmente e após qualquer mudança significativa na estrutura da rede da empresa.

Para executar uma análise de vulnerabilidade realmente eficiente, você deve contar com o apoio de um parceiro especializado, como a Aser Security. Com nossos testes de vulnerabilidade, além de apontar os riscos e ameaças e identificar as vulnerabilidades do sistema, apresentamos uma série de soluções eficientes para a sua empresa. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços de análise de vulnerabilidade.