+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Computação em nuvem: vantagens e desafios de investir nessa tecnologia

Computação em nuvem: vantagens e desafios de investir nessa tecnologia
Tempo de Leitura 2 Minutos

Computação em nuvem: vantagens e desafios de investir nessa tecnologia

 

Considerada por muitos uma das principais soluções para a gestão de TI das empresas, a computação em nuvem, ou cloud computing, quando bem utilizada, transforma a área de Tecnologia da Informação de um negócio.

Mas essa tecnologia, que viabiliza utilizar os melhores recursos de TI sem precisar de uma estrutura de hardwares e softwares robusta, e possibilita o corte de custos com a área, também impõe alguns desafios, os principais deles estão relacionados à proteção de dados e de informações na cloud.

Para você que tem dúvidas se vale ou não a pena investir na computação em nuvem em sua empresa, neste artigo nós listamos algumas das vantagens e certos desafios enfrentados no uso dessa tecnologia. Confira!

3 vantagens do uso da computação em nuvem

Abaixo, nós listamos três benefícios do uso da cloud computing em empresas de diversos portes e segmentos:

1. Fim da necessidade de ter um datacenter dentro da empresa

O primeiro, e talvez o mais apontado, benefício da computação em nuvem para as empresas é não necessitar ter um datacenter dentro da empresa. Por si só, essa é uma característica que garante grande economia para o negócio, já que ao poder terceirizar o datacenter, deixa-se de gastar com:

  • mão de obra especializada para a manutenção do datacenter
  • hardware robusto para operação do datacenter
  • energia elétrica necessária para manter o datacenter funcionando ininterruptamente.


2. Não precisar fazer grandes investimentos iniciais em infraestrutura

Ao optar por usar a tecnologia cloud computing, além de não precisar investir em um datacenter, também não é preciso investir em computadores com hardwares específicos para rodar o sistema da empresa.

Como utilizar um datacenter externo, a computação em nuvem permite que toda a operação da empresa seja feita em computadores menos robustos e de custo mais baixo para o negócio.

3. O uso do sistema é rapidamente escalável

Essa é outra grande vantagem da computação em nuvem para as empresas. Como não precisa de hardware potente e o software fica localizado no datacenter externo é possível escalar o uso do sistema de forma muito rápida. Muitos softwares de gestão oferecem até mesmo a opção de serem acessados pelos celulares.

Desafios do uso da computação em nuvem

Além das três razões enumeradas por nós acima, existem muitas outras vantagens em utilizar computação em nuvem. Mas existem também alguns desafio. Os principais, como dissemos já na introdução deste artigo, se relacionam à Segurança da Informação que transita e é armazenada na cloud.

Por isso, ao optar por usar a tecnologia em nuvem na sua empresa você deve analisar bem os recursos de segurança que são oferecidos pelo provedor do seu datacenter. Para isso:

  • avalie sua reputação no mercado
  • conheça os recursos usados na proteção de dados que estão no datacenter.

Também é fundamental estabelecer uma Política de Segurança da Informação interna na sua empresa. Essa ação colabora para a proteção dos dados que são hospedados na nuvem, por definirem as melhores práticas no uso do sistema e dos dados pelos seus colaboradores.

Agora que você conheceu mais sobre as vantagens e os desafios de usar a tecnologia da computação em nuvem aí, na sua empresa, se precisar de ajuda para implantá-la, fale conosco! Somos especialistas em segurança de dados e informação.