+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Crimes na internet: entenda os riscos a que sua empresa está exposta

Crimes na internet: entenda os riscos a que sua empresa está exposta
Tempo de Leitura 3 Minutos

Crimes na internet: entenda os riscos a que sua empresa está exposta

 

Segundo a última pesquisa Global de Gerenciamento de Riscos (Global Survey) divulgada pela consultoria e corretora de seguros Aon, os crimes na internet estão entre as 10 principais preocupações dos empresários no mundo.

Os ataques cibernéticos têm se tornado cada vez mais comuns e atingem pessoas físicas e corporações, sem fazer distinção de nacionalidade, porte ou segmento de negócio. Por isso, qualquer empresa que queira manter os seus dados e os dos seus clientes protegidos precisa investir em soluções de segurança da informação.

Neste texto nós esclarecemos o que são os crimes cibernéticos e mostramos os riscos a que o seu negócio está exposto. Continue a leitura e veja dicas para garantir a segurança do ativo mais valioso da sua empresa na atualidade: os dados.

O que são crimes cibernéticos

Crimes cibernéticos são todo e qualquer crime cometido pela internet e incluem delitos como uso de identidade falsa, injúria e difamação, invasão de sistemas e furto e sequestro de dados.

Atualmente, os crimes virtuais cometidos no Brasil são tipificados e tratados segundo o que está descritos na Lei nº 12.965/2014, conhecida como Marco Civil da Internet. Mas a partir de agosto de 2020, a legislação que valerá para reconhecimento e punição de crimes virtuais será a da Lei Geral de Proteção de Dados, de número 13.709/2018.

LGPD foi aprovada em 2018 e quando entrar em vigor ditará as regras para todas as ações de tratamento de dados no país.

Veja quatro dos crimes de internet que podem ser praticados contra sua empresa:

1. Ataque de negação de serviço

Também conhecido pela sigla DDoS, no ataque de negação de serviço uma rede de computadores sobrecarrega um site ou um programa com informações inúteis, causando uma pane, o que deixa o alvo offline, sem a possibilidade de acesso.

Um ataque de negação de serviço pode ser evitado com o uso de antivírus, firewalls e filtros.

2. Ações de hackers

Ataques de hackers que antigamente tinham como alvo apenas grandes corporações, milionários e celebridades, passaram a ser um risco para pessoas comuns e empresas de todos os portes.

Nesse tipo de ação criminosa, agentes externos mal intencionados exploram falhas de segurança de uma rede para acessar o sistema e controlar ou roubar informações.

Para evitar invasões de hackers é essencial atualizar senhas e sistemas de segurança regularmente.

3. Vírus e Bots

Vírus e bots estão entre os principais riscos de ataques criminosos na internet. Nesse tipo de ação, programas maliciosos se instalam automaticamente (bots) ou levam o usuário a fazer a instalação no sistema da empresa para obter acesso a dados e roubá-los.

Para evitar esses problemas, é importante manter programas e certificados SSL atualizados. Além disso, não abra mão da proteção de um antivírus de qualidade e dê orientação aos funcionários da empresa sobre as melhores práticas de uso da rede corporativa.

4. Phishing e Pharming

Phishing e Pharming se caracterizam pela tentativas de obter acesso a informações confidenciais fazendo-se passar por uma fonte confiável. O phishing é feito por e-mail e o pharming se baseiam na adulteração de sites e servidores.

Para evitar esse tipo de ação criminosa no ambiente virtual da sua empresa, crie uma Política de Segurança da Informação (PSI) e dê orientação constante aos seus funcionários sobre como combater essas táticas de invasão.

Prejuízos causados pelos crimes na internet

Ao ser vítima de crimes na internet uma empresa pode sofrer diversas perdas. Ataques virtuais podem abalar a confiança do mercado na marca, gerar multas por descumprimento da legislação vigente e levar clientes a moverem processos contra a corporação.

Os prejuízos financeiros para empresas vítimas de crimes virtuais são exponenciais. Estima-se que só no ano de 2019 as perdas tenha chegado a US$ 2 trilhões para empresas de todo o mundo.

Como você viu, os crimes na internet são um risco iminente para empresas de todos os tipos e portes, e podem levar a perdas inestimáveis para o negócio. Se você quer encontrar soluções de cibersegurança que mantenham a rede e os dados da sua empresa protegidos das ações dos cibercriminosos, acesse o site da Aser e veja como podemos ajudá-lo!