+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Entenda as diferenças entre análise de vulnerabilidade e teste de penetração

Entenda as diferenças entre análise de vulnerabilidade e teste de penetração
Tempo de Leitura 3 Minutos

Entenda as diferenças entre análise de vulnerabilidade e teste de penetração

Aqui no blog da Aser você encontra diversos artigos sobre Segurança da Informação. Já falamos sobre a importância de testes de intrusão em apps mobile, SOC, NOC, LGPD e muito mais. E hoje, nossa conversa é sobre as diferenças entre análise de vulnerabilidade e teste de penetração. 

Neste texto, nós mostramos o que difere esses dois procedimentos e também orientamos quando optar por cada um deles. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é análise de vulnerabilidade

A análise de vulnerabilidade, ou scan de vulnerabilidade, é uma varredura de rede realizada por profissionais capacitados, usando ferramentas adequadas. É um procedimento exigido e/ou recomendado por normas de Segurança da Informação, como o PCI-DSS.

Seu objetivo é identificar a existência de potenciais ameaças e possíveis falhas que possam ser exploradas por cibercriminosos e colocar em risco a segurança dos sistemas e redes da empresa. A partir desses procedimentos é possível direcionar os esforços necessários para o tratamento dessas vulnerabilidades. 

O ideal é que esse tipo de procedimento seja realizado a cada três meses ou após qualquer mudança significativa na estrutura de TI. 

O que é teste de penetração

O teste de penetração, intrusão ou pen test é um procedimento que simula tentativas de invasão da rede corporativa por pessoas não autorizadas nos níveis interno e externo. 

Ele deve ser realizado, com a utilização de ferramentas de pent est, por profissionais capacitados, já que exigem conhecimento em sistemas operacionais, protocolos de rede, linguagens de programação, dispositivos de comunicação, aplicações diversas etc. 

Como a análise de vulnerabilidade, é aconselhável que o teste de intrusão seja realizado a cada três meses ou após qualquer mudança significativa na estrutura de TI da empresa. O pen test também é recomendado por normas de Segurança da Informação, como o PCI-DSS.

Quais as principais diferenças entre os dois métodos

Bem, agora que você já conhece melhor os dois procedimentos, é hora de destacarmos as diferenças existentes entre eles. Que são:

Análise de vulnerabilidade Teste de penetração
Praticamente 100% automatizada. É uma combinação de ações automatizadas e manuais.
Faz a identificação das vulnerabilidades em uma rede ou sistema. Envolve a detecção de vulnerabilidades somadas às tentativas de explorá-las e simular um ataque real.
Seu objetivo é listar as principais ameaças, geralmente elencadas pela gravidade ou criticidade em relação ao negócio. É focado em testar as defesas e mapear os possíveis caminhos do invasor.
É ampla e objetiva detectar o maior número de riscos possíveis, sem necessariamente analisar a fundo cada um deles. Se concentra em um número menor de vulnerabilidades, mas tenta levantar o máximo de informações sobre elas, verificando se são genuínas e como podem ser combatidas.

Para quais cenários é indicado cada procedimento

A análise de vulnerabilidade e o teste de penetração são soluções que podem e devem ser usadas em momentos e para finalidades distintas. 

Recomenda-se que a análise de vulnerabilidades seja feita em intervalos regulares. O teste de penetração pode ser feito com menos frequência, desde que a empresa já tenha tratado as principais vulnerabilidades levantadas.

O que realizar em minha empresa: teste de intrusão ou análise de vulnerabilidade

Como vimos, a principal diferença entre esses dois procedimentos é que a análise de vulnerabilidades descobre as possíveis fragilidades das redes e sistemas corporativos, enquanto o teste de penetração mostra quais vulnerabilidades podem ser exploradas.

E para entender quando e como utilizar esses dois procedimentos na sua empresa é recomendável a assessoria de um parceiro especializado em Segurança da Informação, como a Aser

Se você quer manter sua empresa segura e protegida das investidas de cibercriminosos, entre em contato conosco, fale com um dos nossos especialistas e conheça as soluções de cibersegurança que temos a oferecer.