+55 (11) 5199 7230 | contato@aser.com.br

O que acontece com a IoT com a chegada da rede 5G?

O que acontece com a IoT com a chegada da rede 5G?
Tempo de Leitura 3 Minutos

O que acontece com a IoT com a chegada da rede 5G?

A nova era da tecnologia e dos riscos o crescimento das redes 5G, uma nova era de interconectividade se tornará uma realidade com a Internet das Coisas (IoT)

A tecnologia 5G junto com a Internet das Coisas (IoT) chegaram com tudo. Essa nova era de interconectividade já é uma realidade e promete trazer ainda mais praticidade e inovação no nosso dia a dia.

De forma geral, 5G e Internet das Coisas podem ser implementadas em diversos aspectos de um negócio, isso dependerá do planejamento estratégico de cada empreendimento.

Além disso, vale destacar que ambas podem ser adaptadas a organizações de qualquer tamanho, seja uma pequena ou grande empresa. Isso acontece porque um aspecto interessante dessas tecnologias é a escalabilidade.

Portanto, essa é uma qualidade importante para a manutenção da alta performance em um contexto de expansão, seja ela planejada ou não. Afinal, é preciso que a tecnologia que esteja em um empreendimento acompanhe seu crescimento ou redução.

Aqui estão algumas oportunidades de processos que podem ser otimizados a partir das tecnologias 5G e Internet das Coisas:

Saúde

O 5G e IoT também já estão presentes na área da saúde, especialmente no desenvolvimento de novas tecnologias para a realização de cirurgias e tratamentos complexos.

Por exemplo, o uso de braços mecânicos e equipamentos minimamente invasivos auxiliam os profissionais na realização de procedimentos difíceis.

No entanto, com a conexão 5G, será possível realizar inúmeros processos de forma remota, economizando tempo e recursos.

Além disso, a conexão entre equipamentos robóticos e mecânicos que tornam as rotinas médicas mais acessíveis e descomplicadas também utilizam conexão de rede.

E, se ela for mais estável, permitirá procedimentos mais seguros.

Educação

No segmento da educação, vemos oportunidades de potencializar a aprendizagem ativa dos estudantes.

Isso porque, de acordo com vários especialistas, aprende-se mais por meio da prática e ensinando outras pessoas. Além disso, temos um limite de carga cognitiva, que não pode ser ultrapassado para a absorção do conhecimento.

Assim, a expectativa é de que, juntas, a tecnologia 5G e IoT poderão entregar uma experiência mais imersiva e, consequentemente, estimulante para os alunos. Isso pode ser feito desde o ensino básico até os cursos de nível superior.

Nos cursos de engenharia, por exemplo, já é possível utilizar a realidade aumentada, além de impressões 3D, para projetos de prototipação. Com a disseminação de ambas as tecnologias, no entanto, espera-se que tais avanços sigam além, uma vez que o próprio custo dessas soluções também será reduzido.

Varejo

No varejo, as tecnologias 5G e IoT têm um solo fértil. É possível aplicá-las para otimizar os fluxos operacionais e entregar uma experiência diferenciada aos clientes.

Um exemplo disso é o Fast, da Localiza, em que o cliente faz a locação do carro pelo aplicativo e não precisa passar pelo atendimento. A confirmação de retirada e o destrave são feitos via aplicativo.

Esse é só um exemplo de como a IoT pode ser aplicada no varejo. Há outras formas, como a conexão do seu produto ou serviço com as assistentes de voz.

No segmento das casas inteligentes, por exemplo, os usuários conseguem travar o sistema de segurança por comando de voz de qualquer lugar do mundo.

Ou seja, além de ter os benefícios de uma empresa conectada, os gestores do seu negócio terão um primeiro contato com a IoT, o que vai facilitar identificar as oportunidades de aplicação, adaptação e inovação.

Mas Será Que é Realmente Seguro?

Há também essa preocupação quanto à segurança da rede em si, que pode ser bem mais complicada de gerenciar.

O 5G representa uma grande ameaça, em parte porque há mais pontos pelos quais os cibercriminosos podem atacar, como a invasão a dispositivos IoT, por exemplo.

O desafio é ampliado para casos de uso de 5G verticais, como carros conectados e saúde, que trazem requisitos de segurança específicos para os setores.

À medida que o cenário de ameaças se amplia, a segurança 5G é certamente uma tarefa complexa. Mas se o ecossistema resolver os problemas, a tecnologia será mais segura devido à melhor criptografia do que 3G e 4G.

Em muitos aspectos, o 5G é um modelo de responsabilidade compartilhada, muito parecido com os serviços em nuvem. As empresas são responsáveis ​​pelo transporte de dados pelas redes.

Mas as operadoras de rede móvel devem adotar uma abordagem contínua baseada em risco para monitorar sua rede e serviços, desenvolvendo controles de segurança em torno de ameaças emergentes.

Mesmo com tantas facilidades ao dia a dia, é importante destacar que a grande vantagem que o 5G trará ao mercado é a possibilidade de criação de novos segmentos de negócios. Impulsionar um mundo cada vez mais conectado.

Enfim, a rapidez do 5G vai simbolizar um caminho muito importante em um mundo cada vez mais conectado.

Ocasionando mudanças que darão suporte aos progressos já obtidos, além de dar acesso à implementação de avanços em pesquisa e desenvolvimento.

Aproveite para ler nossos outros artigos que estão no site.

Mantenha sempre a segurança dos seus dados e verifique a vulnerabilidade.

Fale com nossos especialistas!