+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Segurança da informação: 5 razões para investir em soluções dessa área para o seu negócio

Segurança da informação: 5 razões para investir em soluções dessa área para o seu negócio
Tempo de Leitura 3 Minutos

Segurança da informação: 5 razões para investir em soluções dessa área para o seu negócio

 

Não importa qual seja o ramo de atuação da sua empresa, segurança da informação se tornou um tema que não pode ser negligenciado pela gestão do seu negócio, se você quer mitigar riscos e evitar prejuízos.

A contínua virtualização das informações e das relações comerciais transformou os dados nos ativos mais valiosos de qualquer empresa e criou um cenário propício para o crescente número de crimes digitais.

Se você ainda não está convencido de que precisa dar atenção à área de segurança da informação para proteger o seu negócio, neste artigo nós listamos 5 razões para você investir em soluções que mantenham os dados da sua empresa a salvo. Confira!

1. Diminuir os riscos de ser vítima de um ciberataque

A primeira razão para sua empresa investir em soluções de segurança da informação é que elas diminuem os riscos do seu negócio ser vítima de um ciberataque. Segundo dados publicados pelo site TecMundo, em 2019 o Brasil sofreu 15 bilhões de ataques cibernéticos em apenas 3 meses.

Nesse cenário, independentemente de qual seja o porte da sua empresa, ter uma boa estrutura de proteção de dados é fundamental para que seu negócio não tenha prejuízos com esse tipo de crime.

2. Proteger os dados de seus clientes e do seu negócio

Como dissemos já na introdução deste texto, os dados são atualmente o mais importante ativo de qualquer negócio e, por isso, protegê-los deve ser prioridade nas empresas.

O sequestro ou perda de informações confidenciais de um negócio, como dados sobre o lançamento de um produto ou serviço que vaze para a concorrência pode trazer prejuízos incalculáveis para uma companhia.

Ao mesmo passo, vazar informações de clientes, como acontece mesmo com gigantes, como a Operadora Vivo, que vazou milhões de dados de usuários do app Meu Vivo, pode trazer complicações jurídicas, abalar a confiança do consumidor e do mercado na empresa e resultar em grandes perdas financeiras.

3. Ter uma empresa que obedece à legislação

A expansão do uso dos canais virtuais e o crescente número de casos de vazamentos de dados e crimes cibernéticos criaram a necessidade de desenvolver legislações para reger o uso de dados por cidadãos, empresas e órgãos públicos no Brasil.

Para isso, em 2018 foi aprovada pelo Congresso Nacional a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impõe regras para o tratamento de dados em território brasileiro. A LGPD entra em vigor em agosto de 2020 e às empresas que descumpri-la podem ser emitidas multas que vão de 2% do faturamento do negócio a R$ 50 milhões. 

4. Estar preparado para reagir a um ataque hacker

A quarta razão para a sua empresa investir em segurança da informação é que ela deve estar preparada para reagir a um ataque hacker.

Nenhuma solução de proteção de dados garante 100% de segurança, mas se o seu negócio tiver uma boa estrutura de proteção, com equipe treinada, política de segurança, sistemas atualizados e gerenciamento de incidentes, com certeza qualquer problema surgido de uma ataque hacker será menos impactante do que se o seu negócio estiver despreparado e desprotegido.

5. Evitar prejuízos

Como um bom gestor, temos certeza que você trabalha constantemente para evitar prejuízos para a sua empresa e ajudá-la a faturar mais e, assim, ter sucesso.

Com os grandes riscos de ataques cibernéticos, não investir em cibersegurança e segurança da informação é deixar seu negócio vulnerável e multiplicar os riscos de perder muito dinheiro, seja por precisar resgatar dados importantes, seja pelos prejuízos causados pela paralisação do sistema ou por conta de complicações jurídicas consequentes do vazamento de dados de clientes.

Como você pode ver, boas razões para sua empresa investir em segurança da informação não faltam. Essa é uma área estratégica do seu negócio e, por isso, deve ser olhada por você: só assim sua empresa poderá crescer de forma segurança e sustentável.

Para garantir as melhores soluções em proteção de dados e um ambiente seguro para as informações do seu negócio, entre em contato com a Aser! Nossos especialistas estão preparados para analisar sua estrutura de cibersegurança e apontar as melhorias necessárias para manter suas informações sempre protegidas.