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Monitoramento de rede em farmácia: como prevenir falhas e indisponibilidades

Monitoramento de rede em farmácia: como prevenir falhas e indisponibilidades
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Monitoramento de rede em farmácia: como prevenir falhas e indisponibilidades

 

O monitoramento de rede é uma prática fundamental para a prevenção de erros e falhas no sistemas, especialmente em segmentos como o de farmácia, no qual é comum a operação de lojas em cadeia.

As indisponibilidades do sistema em farmácias é uma dor constante para gestores de TI, pois falhas que impeçam a consulta de um medicamento, a aplicação de um desconto ou restrinjam as formas de pagamento espantam clientes e resultam em prejuízos para a empresa.

Neste artigo, nós reafirmamos a importância dos investimentos em soluções de monitoramento de rede em farmácias e mostramos como é possível prevenir quedas e falhas de sistemas. Confira!

Porque o monitoramento de rede é tão importante em farmácias

Como dissemos já na introdução deste texto, a grande importância do monitoramento de rede em farmácias está na possibilidade de prevenir erros e falhas que levem à queda do sistema nas lojas. Ao fazer o monitoramento de rede, é possível se antecipar às causas de indisponibilidade do sistema e resolvê-las antes que o sistema fique lento ou pare durante um atendimento e afete a percepção do cliente sobre a sua loja.

Para realizar o monitoramento do sistema da farmácia de forma eficiente vale lembrar que é preciso investir em ferramentas específicas que ajudam na análise e identificação da rede, apontando instabilidades e inconsistências que podem causar problemas e parar o funcionamento do sistema.

Como as falhas e indisponibilidades do sistema impactam o atendimento nas farmácias

Em um segmento em que o preço e a disponibilidade imediata do produto são fundamentais para o atendimento satisfatório do cliente, as falhas e indisponibilidades de rede podem resultar na perda de muitas vendas, levando à considerável perda de receita da loja.

Em farmácias, é fundamental que o sistema opere com rapidez, agilizando a consulta de medicamentos disponíveis, possibilitando a aplicação de diferentes taxas de desconto e facilitando o processo de pagamento.

3 dicas para mitigar as quedas e os erros no sistema da farmácia

Dada a importância do monitoramento de redes em farmácias, é muito importante que gestores de TI busquem pelas melhores práticas para acompanhar, analisar, prevenir e reparar falhas e indisponibilidades no sistema das lojas. A seguir, nós compartilhamos 3 dicas que ajudam nessa missão:

1. Ter uma equipe qualificada

Funções de monitoramento devem ser atribuídas a profissionais experientes e com certificação na área, não devem ser delegadas a profissionais menos experientes ou com qualificação genérica em TI.

Em redes de farmácia com sistemas de grande complexidade, o recomendado é a implementação de três níveis de administradores. Isso porque os problemas percebidos pelo monitoramento são de diferentes níveis de dificuldade e com a diferenciação de administradores, cada demanda é atendida pelo profissional mais apto.

Uma forma eficiente de garantir que o monitoramento de rede da farmácia será feito por profissionais qualificados é terceirizar o serviço, deixado-o sobre responsabilidade de uma empresa especializada em gestão de Segurança da Informação e TI.

2. Alertas e notificações

Dispor de um sistema que emite alertas e notificações quando há algo errado na rede viabiliza a correção de problemas com mais agilidade e possibilita direcionar avisos ao profissional de TI responsável. Essa estratégia torna o monitoramento ainda mais preciso.

Vale considerar que, dependendo da solução escolhida para criar os alertas, é possível programar ações automáticas para eventos pré-definidos. Essa prática otimiza o tempo dos administradores de rede e assegura sua continuidade em caso de falhas reincidentes.

3. KPIs relevantes

Monitorar tudo o que acontece no ambiente de rede da farmácia em tempo real é um desafio. Entretanto, essa tarefa deve ser um objetivo em longo prazo, que pode ser iniciada pela implementação de KPIs (Key Performance Indicators) que ajudam a dar eficiência ao processo de monitoramento.

Conheça as soluções da Aser para monitoramento de rede em farmácias

Como você pode notar, o monitoramento de rede é uma ação muito importante para o segmento de farmácia. E a Aser, uma empresa que há mais de 15 anos atua no segmento de Segurança da Informação, oferece soluções direcionadas para essa área, que transformam o dia a dia da gestão de TI:

Monitoramento de Ativos, Links e Aplicações

  • Visualização em tempo real de disponibilidade
  • Análise detalhada de qualidade de serviço dos links
  • Gestão de SLAs com as operadoras
  • Abertura de chamados e início dos procedimentos de reparo
  • Alertas customizados de acordo com a criticidade
  • Elaboração de planos de ação e contingência
  • Monitoramento 24 por 7

Time de Resposta à Incidentes

Temos uma equipe altamente especializada capaz de analisar, triar e correlacionar os mais variados tipos de eventos, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nossas iniciativas visam reduzir o tempo de resposta, criando ações proativas e preventivas, detalhando informações e gerando ferramentas que possibilitam melhorar a gestão interna e minimizar impactos negativos no seu negócio.

Quer saber mais sobre as nossas soluções para o monitoramento de rede da sua farmácia? Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas!

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