+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Conheça os perigos do roubo de credenciais para as empresas

Conheça os perigos do roubo de credenciais para as empresas
Tempo de Leitura 2 Minutos

Conheça os perigos do roubo de credenciais para as empresas

Problema muito sério e muito mais comum do que se imagina, o roubo de credenciais é uma modalidade de crime cibernético que pode trazer muitos prejuízos para os negócios. Neste conteúdo, nós falamos um pouco mais sobre esse tema e damos dicas de como proteger sua empresa desse tipo de ação mal-intencionada. Boa leitura!

O que caracteriza o roubo de credenciais

O roubo de credenciais é considerado uma das técnicas modernas de ataque hacker e consiste na extração das credenciais de autenticação (nomes e senha) de um ou mais usuários de um ambiente virtual.

Em posse dessas credenciais, os cibercriminosos conseguem acessar redes, sistemas e recursos na nuvem, atacando e violando dados da empresa. 

Quais vulnerabilidades facilitam o roubo de credenciais

O roubo de credenciais pode ocorrer de várias maneiras, mas acontece principalmente por meio das seguintes vulnerabilidades: 

  • phishing
  • malwares distribuídos com spam
  • engenharia social
  • reutilização de senha
  • senhas muito frágeis, com o uso de referências pessoais ou afetivas
  • falta de tecnologia adequada de cibersegurança. 

Quais danos o roubo de credenciais pode causar à empresa

Proteger as credenciais é algo de extrema importância para as empresas. Afinal, quando em posse dessas senhas, os cibercriminosos podem usá-las para diversos fins, que vão desde roubo de identidade e transações falsas até ataques contra a infraestrutura de TI do negócio.

A empresa pode ser vítima de desvios financeiros, sequestro de dados, vazamento de informações sigilosas etc. E isso tudo pode gerar um grande prejuízo, não apenas monetário, mas também quanto à sua reputação, o que inviabiliza novos negócios e pode causar a perda definitiva de clientes.

Diagnóstico de SegurançaDiagnóstico de Segurança

No mais, vale destacar que, a partir da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as empresas podem sofrer sérias punições se não cumprirem as determinações legais em caso de vazamentos de dados de seus clientes, colaboradores ou fornecedores.

Como mitigar os riscos do roubo de credenciais

Impedir o roubo de credenciais não é uma tarefa fácil, uma vez que os cibercriminosos estão cada vez mais ousados. No entanto, algumas ações, como não gerar muitos usuários com privilégios de administrador da rede ou sistema, podem minimizar as chances de ataque. 

Outras medidas recomendadas são: 

Uso de autenticação multifatorial

A adoção em massa da autenticação multifatorial (autenticação de dois fatores), que permite adicionar um nível de segurança ao acesso das contas, é muito importante para proteger as empresas do roubo de credenciais. Isso por ela ajuda a garantir que quem está efetuando o login é realmente o usuário autorizado.  

Implementação de monitoramento do acesso LSASS

O monitoramento do acesso a serviços como LSASS (serviço de subsistema da autoridade de segurança local) e a bancos de dados como SAM (gerenciador de contas de segurança) é outra forma eficiente de mitigar os riscos de acontecerem roubos de credenciais na sua empresa. 

Vale também buscar uma plataforma de cibersegurança potente e atualizada, que consiga interromper o envio de credenciais corporativas com senhas em sites desconhecidos, bloquear o acesso a sites de phishing conhecidos com filtro de URL e proteger aplicações críticas. 

Esperamos que este conteúdo sobre como evitar o roubo de credenciais seja útil para você e para sua empresa. Agora, acesse o site da Aser e descubra tudo o que podemos fazer pela cibersegurança do seu negócio: temos uma equipe altamente capacitada e preparada para ajudar na proteção de redes e sistemas corporativos.