+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Tire suas principais dúvidas sobre WAF (Web Application Firewall)

Tire suas principais dúvidas sobre WAF (Web Application Firewall)
Tempo de Leitura 3 Minutos

Tire suas principais dúvidas sobre WAF (Web Application Firewall)

Conhecer e implementar soluções que diminuam os riscos de uma empresa ser vítima de um ataque cibernético bem sucedido está entre os principais objetivos de donos e gestores de TI de qualquer negócio atualmente. Pensando nisso, neste texto falamos sobre a Web Application Firewall, também conhecida como WAF. 

Confira tudo o que temos a compartilhar sobre esse tema e veja como nossas dicas podem ajudar sua empresa. Boa leitura!

O que é Web Application Firewall

Antes de explicar o que é WAF, é importante reforçarmos o papel do Firewall na proteção do ambiente virtual das empresas. Uma das principais barreiras contra ataques cibernéticos, o Firewall impede o acesso a conteúdos maliciosos que podem causar danos aos sistemas e às redes corporativas.

Já o Web Application Firewall, que é uma evolução do Firewall comum, é uma nova tecnologia capaz de combater ameaças mais complexas. O WAF cria uma barreira de proteção entre a rede da sua empresa e o resto da internet, tornando todo o ambiente virtual do negócio mais seguro.

Como funciona o WAF

O Web Application Firewall atua fazendo o monitoramento, o filtro e o bloqueio automático do tráfego de conteúdo potencialmente malicioso, impedindo a exposição não autorizada de dados em qualquer aplicativo ou site da internet.

Ao implementar o uso da WAF, o TI das empresas pode definir quem será impedido de acessar certas informações, o que é fundamental para proteger os dados do negócio. Altamente escalável, a solução permite também definir conjuntos de regras que evitam os ataques cibernéticos mais comuns.

Quais são os tipos de WAF

Um Web Application Firewall pode ser de três tipos: baseados em rede, host ou nuvem. Saiba um pouco mais sobre cada uma das modalidades:

Web Application Firewall de rede 

Os WAFs de rede são normalmente baseados em hardware e por serem instalados localmente tendem a ser mais rápidos. Seu ponto negativo são os altos custos que incluem, além da compra do hardware de proteção, itens de infraestrutura como gerador de energia e link de redundância de internet de grande largura. 

Web Application Firewall de host

Baseados em software, os WAFs de host têm um custo menor do que a opção anterior e oferecem opções de configuração personalizada. A desvantagem dessa modalidade são os desafios da gestão, que demandam a criação de bibliotecas e servidores locais e exigem ambientes compatíveis, como Java ou .net.

Web Application Firewall na nuvem

O mais vantajoso entre os tipos de WAF, o Web Application Firewall na nuvem pode ser vendido por planos de assinatura, o que torna sua implementação mais econômica para as empresas.

Esses WAFs são hospedados em nuvem e administrados pelos provedores do serviço. Neles é possível fazer configurações personalizadas, conforme a necessidade do negócio.


Conheça o WAF da Aser
Conheça o WAF da Aser

Quais as vantagens do Web Application Firewall

Por seus recursos de proteção, ter o Web Application Firewall se tornou fundamental para manter a segurança das redes e sistemas das empresas.

Além de uma solução de Cibersegurança eficiente, com proteção contra os principais riscos atuais, como injection, broken authentication and session management, cross-site scripting (XSS), broken access control e sensitive data exposure, o WAF gera economia para o tráfego e para a infraestrutura de TI. Isso porque quanto mais acessos indesejados são barrados, menor é o consumo de banda de internet, recursos operacionais e de estrutura.

Como o WAF impacta os negócios

Estar na internet e ser encontrado com facilidade é um dos lemas dos negócios atuais: não importa o tipo da empresa, é preciso estar online. Estar na web, no entanto, é sinônimo de ter muitos dados trafegando pela rede. E, se essas informações caem na mão dos cibercriminosos, os danos podem ser irreparáveis. 

O WAF atua justamente para manter a integridade dos dados da sua empresa e dos seus clientes, entregando maior segurança e melhor experiência de acesso aos seus colaboradores e usuários.

Conheça o serviço de WAF gerenciando da Aser

O serviço de gerenciamento do Web Application Firewall da Aser Security oferece proteção e monitoramento em tempo real, ajudando a proteger o seu negócio na internet.

Entre as vantagens do nosso WAF estão:

  • maximização e eficácia de aplicações web com ajuste contínuo
  • redução da carga nos servidores de aplicações internas
  • redução dos custos com segurança de hardware, software, gerenciamento e manutenção
  • maximização do tempo de atividade e disponibilidade
  • bloqueio de ataques com múltiplas camadas de proteção
  • identificação de tráfego proveniente de bots e fontes maliciosas
  • conformidade com as iniciativas PCI, ISO, FISMA, BITS, HIPAA
  • integração com scanners de vulnerabilidade de aplicações Web
  • monitoramento contínuo de logs

Tudo com pouca complexidade na instalação e mais eficiência nas análises. 

Entre em contato com o time de especialistas da Aser e saiba mais sobre como levar a proteção e a segurança do WAF para a sua empresa.