+55 (62) 3091-8010 | contato@aser.com.br

Blue Team: como ele pode atuar nas estratégias de cibersegurança da sua empresa

Blue Team: como ele pode atuar nas estratégias de cibersegurança da sua empresa
Tempo de Leitura 2 Minutos

Blue Team: como ele pode atuar nas estratégias de cibersegurança da sua empresa

Você sabe o que é um Blue Team e como essa equipe de profissionais pode ajudar nas estratégias de cibersegurança de uma empresas? Se a sua resposta é não, este conteúdo vai ajudá-lo a entender como esse grupo de especialistas pode elevar os níveis de proteção da rede e dos dados do seu negócio. Boa leitura!

O que é um Blue Team

No artigo Você sabe como um Red Team pode melhorar a segurança da sua empresa?, nós mostramos como atua o Red Team, uma equipe especializada em simular ataques para testar as vulnerabilidades dos sistemas das empresas. E neste texto nós vamos explicar como trabalha o Blue Time, o conjunto de profissionais responsável por reparar as fragilidades encontradas nas simulações feitas pelo time vermelho.

Um Blue Time, ou time azul, é uma equipe de especialistas em defesa cibernética. Sua atuação é focada em encontrar as melhores soluções para as eliminar erros e falhas nos sistemas e redes corporativos e mitigar os riscos de ataques de cibercriminosos serem bem sucedidos e problemas como vazamento de dados e indisponibilidade de sistema acontecerem.

Como atua um Blue Team

Enquanto um Red Team é formado com o objetivo de realizar testes de ciberataque que imitam tentativas de penetrar na rede e no sistema da empresa, o Blue Team é montado para se opor aos ataques simulados. 

A partir dessa prática, o time azul desenvolve estratégias para aumentar as defesas cibernéticas da organização, criando mecanismos de proteção da rede que tornam todo o ambiente virtual do negócio mais seguro.

Quais são os principais objetivos da atuação de um Blue Team

O principal objetivo de um Blue Team é eliminar as vulnerabilidades identificadas no sistema e na rede corporativa. Para isso, os profissionais da equipe trabalham para acabar com as brechas do ambiente virtual e reformular e fortalecer a infraestrutura de defesa cibernética da empresa.


Dentre as ações que um time azul costuma pôr em prática estão realizar análises de log, auditorias de segurança, avaliações de risco, testes DDoS (Distributed Denial of Service ou ataque de negação de serviço) e desenvolvimento de cenários de riscos.

Como um Blue Team ajuda nas estratégias de cibersegurança de uma empresa

Com a ação cada vez mais sofisticada dos hackers e o crescente número de ataques aos sistemas e redes das empresa, contar com um time que seja especialista em eliminar as brechas exploradas pelo cibercriminosos é uma forma de garantir um melhor nível de proteção aos dados do negócio. 

Com um Blue Team dedicado a tratar das fragilidades do sistema da sua empresa, suas soluções de cibersegurança tendem a acompanhar sempre as inovações do mercado, o que garante menor vulnerabilidade do seu negócio aos ataques. 

É importante ressaltar que a atuação do time azul não deve ser entendida como uma ação que pode ser realizada esporadicamente: o aprimoramento da infraestrutura de segurança cibernética da empresa deve ser contínuo, inclusive para evitar prejuízos como os que podem ser gerados pelo descumprimento das regras da LGPD

Esperamos que este conteúdo sobre o Blue Team tenha sido útil para você. Se quiser ver outros materiais sobre Segurança da Informação e Cibersegurança, siga a Aser nas redes sociais, estamos no LinkedIn e no Facebook.