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Indisponibilidade de sistema: como impedir lentidão e quedas que levam à perda de vendas

Indisponibilidade de sistema: como impedir lentidão e quedas que levam à perda de vendas
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Indisponibilidade de sistema: como impedir lentidões e quedas que levam à perda de vendas

 

Todo dono de empresa varejista conhece bem os problemas que a indisponibilidade de sistema pode trazer para o bom funcionamento do negócio. 

Ocasiões de lentidão, que tornam os atendimentos demorados, e mensagens de “sistema indisponível no momento” afetam diretamente a produtividade e as vendas, causando perdas de receita e de clientes.

Neste artigo, nós mostramos quais são a principais causas de indisponibilidade de sistema em redes corporativas e apresentamos formas de evitar esse tipo de problema. Confira!

O que pode causar indisponibilidade de sistema?

Segundo matéria da ComputerWorld, um estudo mostrou que em média as empresas brasileiras sofrem 14 indisponibilidades de sistema por ano, o que leva a um prejuízo anual de U$ 18 milhões. 

As indisponibilidades podem ter diferentes causas, as principais delas nós listamos abaixo: 

Falhas na infraestrutura e na comunicação da rede

Falhas na comunicação da rede de dados e na infraestrutura de rede da empresa podem levar à queda da performance de softwares e equipamentos, causando lentidão e até mesmo a paralisação total do sistema.

Nesses casos, identificar imediatamente o motivo das falhas é fundamental para mitigar os problemas causados pela indisponibilidade. Para isso, utilizar ferramentas com recursos de rastreabilidade é a melhor opção, pois elas apontam o erro com agilidade, permitindo a ação rápida da equipe de TI.

Falhas no armazenamento

Apontadas pelos profissionais de Tecnologia da Informação como uma das principais causas de indisponibilidade dos sistemas, as falhas no armazenamento são comuns principalmente em empresas que ainda não utilizam tecnologia em nuvem. Embora elas não sejam inexistentes quando se utiliza a cloud. 

Para evitar esse tipo de problema, é importante adotar soluções que previnam as falhas de armazenamento. 

Ciberataques

Os ciberataques são cada vez mais comuns e podem atingir negócios de todos os portes e segmentos. Estima-se que só em 2019 as empresas de todo o mundo tenham perdido cerca de US$ 2 trilhões com crimes de internet.  

Ataques como a do vírus WannaCry, que em 2017 sequestrou milhares de computadores, podem causar, além de indisponibilidade do sistema, um grande prejuízo para a empresa antes que ela consiga reaver todas as informações roubadas. Exatamente por isso é cada vez mais importante investir em cibersegurança.

Falhas humanas

Outra das principais razões para a indisponibilidade de um sistema são as falhas humanas. Um código digitado errado ou qualquer outra inconsistência que resulte em conflito de funcionalidade, afete as estruturas de um software ou crie brechas para um ciberataque bem sucedido pode levar à lentidão ou a paralisação do sistema.

Para mitigar esses riscos, o melhor é automatizar o máximo de processos da área de TI e Segurança da Informação da empresa. 

Falhas de terceiros

Em algumas ocasiões, serviços de TI terceirizados podem fugir completamente ao controle da contratante. E quando acontece do sistema sair do ar, por qualquer razão que seja, a empresa depende completamente do suporte da contratada.

Nesses momentos, receber apoio imediato de uma equipe de profissionais especializados faz toda a diferença e diminui drasticamente os impactos negativos da queda de sistema. Por isso é fundamental poder contar com uma equipe totalmente dedicada ao monitoramento do sistema do seu negócio em tempo real, localizando e corrigindo as falhas imediatamente.

Desastres naturais ou causas acidentais

Um data center local, instalado fisicamente na empresa, hospeda muitos softwares e informações, e caso ocorram acidentes, como uma enchente ou um incêndio, todos os dados  armazenados no sistema serão perdidos.

Para eliminar esse risco é aconselhável migrar a infraestrutura de TI para o armazenamento em nuvem. Além de também ter um plano de recuperação de desastres.

Como evitar indisponibilidade de sistema 

Agora que listamos algumas das principais causas de indisponibilidade de sistema em empresas e comércios, vamos mostrar formas de evitar esse problema e, assim, impedir a perda de vendas e o aumento de prejuízos para o seu negócio. 

Investindo em cibersegurança 

Como já dissemos neste texto, as perdas das empresas em todo o mundo por conta de ações de cibercriminosos chegou à casa do trilhão. E com a expansão do uso da internet e da tecnologia em nuvem, nenhum tipo de empresa, não importa o ramo ou o tamanho do negócio, está livre de ser alvo de ciberataques. Sendo assim, adotar medidas que inibam a ação de hackers e diminuam os riscos de um ataque deve ser prioridade para as áreas de TI. 

Estabelecer uma PSI, adotar uma gestão inteligente de Segurança da Informação, fazer análise de vulnerabilidade e investir em cloud computing são algumas das ações que ajudam a aumentar a segurança de um sistema. 

Outras formas de mitigar os riscos de ciberataques serem a causa de indisponibilidade no sistema da sua empresa você pode ler em outro artigo aqui do blog, o Cibersegurança: 7 tendências para 2020.

Fazendo monitoramento de tráfego de rede

Fazer o monitoramento do tráfego de rede é outra boa prática para evitar indisponibilidades de sistema. Com ferramentas como o ITM é possível saber o que trafega por cada ponta da sua rede em tempo real e, assim, identificar:

  • qual o volume do tráfego na rede
  • quais os protocolos que o compõe
  • quais aplicações o geram
  • quem são os usuários das aplicações 

Tendo essas informações em mãos, gestor e equipe de TI são capazes de antecipar problemas e agir proativamente em busca de soluções para as instabilidades do sistema. 

Implementando a tecnologia SD-WAN

A implementação da tecnologia SD-WAN permite construir WANs de alto desempenho usando acesso à internet de baixo custo e, assim, atingir a velocidade, a agilidade e a escalabilidade que só ambientes de TI híbridos e habilitados na nuvem podem oferecer.

Tecnologia inovadora, a SD-WAN traz diversos benefícios para a gestão de TI de empresas e comércios, dentre eles: 

  • melhoria do desempenho da rede
  • redução de custos operacionais 
  • aumento da segurança de infraestrutura de sistemas
  • aumento de pontos de terminação nos dispositivos IoT
  • melhoria do consumo de largura de bandas dos aplicativos
  • interface simples, fácil de configurar e gerenciar.

Contando com um time de resposta a incidentes

Ter uma equipe de profissionais especializados sempre a postos para ajudar a resolver as falhas no sistema é fundamental para diminuir a ocorrência de indisponibilidades e também para resolver lentidão e paralisações com rapidez. Uma equipe dedicada a resolver incidentes em sua rede estará preparada para receber, triar, analisar e responder a todos os alertas de erros, de acordo com o grau de criticidade, garantindo as melhores e mais ágeis soluções.

Neste artigo nós listamos para você algumas das principais causas de indisponibilidade de sistema em empresas e comércios, e mostramos ações que ajudam a eliminar esse problema, evitando a perda de vendas.

Se você tem sofrido com lentidão, instabilidade e queda do sistema da sua empresa ou comércio, visite o site da Aser e conheça as soluções que só uma empresa especializada em Tecnologia e Segurança da Informação pode oferecer para transformar a rede de um negócio.